quinta, 20 outubro 2016 15:25

Programa Champ4Life

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Motricidade Humana desenvolveu o projeto Champ4Life que conta já com o apoio do COP, IPDJ, AAOP, SJPF, entre outras entidades. Este projeto decorrerá no Laboratório de Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa e é direcionado a antigos atletas de alta competição que apresentam atualmente excesso de peso ou obesidade, são inativos e têm possibilidade de se dirigir à Faculdade de Motricidade Humana.

Ainda numa fase de pré-lançamento, podem inscrever-se para participar neste projeto, com vista à redução da gordura corporal e melhoria da saúde, sem recorrer a medicação ou dietas, e de forma gratuita, enviando um email com o contacto telefónico para champ4life@fmh.ulisboa.pt ou via telefone 960035229 e será avaliado o seu interesse e elegibilidade para participar neste estudo.

Os participantes devem apresentar as seguintes características:

i) ter sido atleta de alta competição e estar no pós-carreira há pelo menos 2 anos;

ii) apresentar peso excessivo/obesidade; 

iii) Atualmente, ser inativo (não faz exercício com regularidade);

iv) Idade: a partir dos 20 anos e até aos 65 anos

v) e estar disponível para deslocar-se à Faculdade de Motricidade Humana para efetuar as avaliações e participar nas sessões educacionais. Estima-se que as avaliações decorram nos meses de Novembro a Janeiro e as sessões educacionais (1 por semana durante 3 meses) decorram de Fevereiro a Abril (calendário sujeito a alterações).

Serão realizadas diversas avaliações do ex-atleta que poderá saber a sua adiposidade total, regional e abdominal, quantas calorias despende em repouso, a sua aptidão física, exames sanguíneos e outros indicadores de saúde.

O ex-atleta terá acesso aos seus relatórios de avaliação e poderá participar em 12 sessões educacionais semanais perfazendo três meses e que compreendem conteúdos enquadrados em cinco temas:

1. Noções básicas da regulação do balanço energético;

2. Princípios e dicas para uma alimentação saudável;

3. Que atividade física e exercício para gerir o peso?

4. Como ultrapassar barreiras e encontrar estratégias para a gestão do peso;

5. Estratégias para manter o peso perdido.

Mais informações em http://www.fmh.utl.pt/pt/investigacao/champ4life

Super User

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur

Login to post comments